Sou do tempo em que “Ser Adventista” era sinônimo de “Ser diferente” do restante do mundo, infelizmente hoje não podemos dizer o mesmo.

Bem, aprendir que o Sábado é um dia Especial, separado exclusivamente para Deus. Que o meu corpo é o templo do Espírito Santo. Que Deus nos criou a sua imagem e semelhança. Que Deus enviou seu único filho Jesus a este mundo para morrer por cada um de nós. Que Cristo voltará para nos buscar deste mundo mal.  Que sem fé é impossível agradar a  Deus e que o amor é um dom supremo para poucos.

Por isso, me pergunto é possível ser adventista num mundo tão moderno, onde a moda, a TV, internet  e os artistas ditam as regras??? Ser ou não ser adventista? Infelizmente é comum vermos “Adventistas e Adventistas”. Por exemplo em minha faculdade alguns colegas já me disseram: Bem Núbia, você perde provas, perde aulas nas sextas feiras a noite fica de dependencia, mas tive colegas Adventistas que estudaram comigo no ensino médio e assistiam as aulas aa 6ª feiras. Creio que muitos de nós já ouvimos isso. Adventistas com adereços brincos, colares, esmaltes de todas as cores, maquiagens excessivas e as pessoas perguntam: Agora os adventistas podem usar tudo isso? Bem, para os meus colegas universitários costumo responder: Tenho certeza que não são Adventistas, já passei por muita saia justa, rs! Lembro-me de uma situação que eu acompanhava meu pai em um estudo biblico e quando chegou no fim da serie a senhora aceitou tudo mas disse pra meu pai que não iria se batizar ainda porque ela não conseguia ficar sem maquiagem em especial o batom vermelho, rs…Com o tempo ela batizou sem pressão, pois o Espírito Santo a tocou e viu que tudo aquilo era vaidade. Lembro-me de uma jovem muito bonita da minha igreja em São Luis, que pedia inúmeras orações por ser muito assediada pela beleza e por que seu  chefe insistia que a mesma usasse maquiagem pois trabalhava como atendente em uma grande rede hospitalar nacional, com o tempo ela desistiu do emprego, viu que tudo era vaidade e nunca cedeu a pressão.  Onde estão estas pessoas hoje, ainda existem?

Mas o que dizer quando as pessoas insistem em saber de tal mudança repentina dos adventistas? O que pregar hoje como certo ou errado? Devemos dizer as pessaos que essas devem adaptar-se ao mundo? Será que Deus mudou, nossos principios mudarm ou as pessoas mudaram?  Será que tudo isso será motivo de perdição ou salvação? A Deus cabe julgar cada um segundo os seus atos a começar por mim, uma pessoa imperfeita, mas, de certa forma me incomodo.

Lembro-me que quando criança em nossa casa tínhamos o dia da preparação, na 6ª feira minha mãe separava nossa melhor roupa e a passava para o Sábado, preparava o alimento em dobro, limpavamos bem a casa, desligávamos da TV, do trabalho e nos conectávamos a Deus. Mas hoje é comum “Adventistas” irem a o trabalho, escolas, faculdades e dizerem: “Deus vai entender é uma necessidade, Deus não quer que eu passe fome, tenho filhos pra criar, contas a pagar, etc”.

E meu corpo tenho cuidasdo bem dele? Tenho me preservado puro “virgem” até o casamento? Eu não tenho vergonha de falar que casei bem tarde e virgem, sei que Deus tem e sempre terá um propósito sobre meu corpo e agradeço muito a Deus por ter resistido por tanto tempo, mesmo com a pressão do mundo me dizendo que isso era “normal. Me guardar só pra meu esposo na noite de nupcias foi mas que especial, valeu a pena esperar tantooo. Sei que não é fácil, sei que muitos jovens passam por situações de tentações mas quando Jesus é o centro de nossas vidas, quando temos o apoio dos nosso pais como maiores exemplos e a certeza do que queremos tudo fica mas fácil.

Enfim, não é tarefa fácil nos mantermos “diferentes” neste mundo onde todo mundo faz igual. Acredito que temos que fazer a diferença sendo mais natural possível sem máscaras pois perante Deus somos belos. É claro que não precisamos viver isolados, desligados das tendencias do mundo. Existem coisas das quais podemos copiar outras não. Deixamos de lado as nossas desculpas para incubrirmos as nossas falhas, porque quando Cristo voltar não teremos tempo para usá-las.

Vamos amar uns aos outros, orar por nossos inimigos, ajudar aos fracos, aconselhar os desorientados, dar a mão a quem precisa, vestir os nus e  alimentar aos famintos.

Deixo esta frase sempre dita a mim por minha mãe? Mãe posso ir a… fazer isto… Núbia não. Porque não mãe? Por que para Deus tu és diferente e especial.

Núbia Vieira – Adventista de Berço e batizada em setembro de 1987