Perdão total (Ef 4:32; 1Jo 2:12). Se há algo difícil de fazer, para a maioria das pessoas, é perdoar. Muitos falam sobre o perdão repetidas vezes, mas deixam de praticá-lo. O perdão é parte do caráter de Deus. Ele mostra Seu perdão a nós através de Seu Filho Jesus Cristo. Verdadeiramente, se Deus fosse aplicar Sua lei à risca, nossos primeiros pais, que desobedeceram à Sua palavra no Jardim do Éden, teriam morrido no mesmo dia em que pecaram. A Bíblia registra que o próprio Deus disse: “Não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá” (Gn 2:17, NVI).

Contudo, nosso Pai do Céu perdoou toda a amargura, a paixão e a ira, e deu a Seus filhos uma segunda chance de viver. Cristo interveio na cena do perdão ao dar Sua própria vida, morrendo a segunda morte e ao carregar nossos pecados na cruz do Calvário. A capacidade de perdoar e esquecer não pode ocorrer em nossa vida se não adotarmos o estilo da Pessoa que deu origem a ela. Devemos entender que o perdão de qualquer pecado é consistente com a justiça de Deus e que somente através de Jesus a misericórdia de Deus nos foi mostrada. Mas a misericórdia não acaba com a justiça. A lei nos mostra o caráter de Deus, e nada na lei pode ser mudado para vir ao encontro do homem em seu estado caído. Deus não pode mudar Sua lei, mas podia Se sacrificar a Si mesmo em Cristo para nossa salvação. E isso foi o que Ele fez. Leia 2 Coríntios 5:19.

A fim de escapar dos planos maldosos de Satanás, precisamos imitar o perdão que Deus demonstrou a nós através de Cristo. Tornemo-nos ternos de coração e perdoemo-nos uns aos outros, assim como Deus perdoou nossos pecados por amor a Cristo.

Pense nisto
  1. Como cristão, de que forma você pode convencer os que não são de nossa fé a perdoar como Cristo perdoa?
  2. Pense numa pessoa que você teve dificuldades para perdoar. Depois, considere o perdão de Deus para com você. Ore para que Deus o ajude a perdoar essa pessoa.
  3. A lição de hoje declara que o caráter de simpatia, sacrifício próprio e serviço voluntário provê um exemplo ideal para nos ajudar a compreender o plano de redenção. Como?
  4. Considere como sua parte do mundo precisa compreender o caráter de Cristo. Como cristãos, devemos ser semelhantes a Ele. De que forma você pode mostrar aos outros como é o Salvador?