A alimentação e uma vida saudável podem sozinhas solucionar este problemas.

Aprenda a seguir alguns cuidados que podem ajudar a tornar a sua noite mais tranqüila e agradável.

O que é a Insônia?

Pode ser considerada uma dificuldade de dormir, um sono interrompido, intranqüilo.

De maneira simples pode ser definida como a dificuldade de pegar no sono ou de mante-lo durante o tempo ideal.

Este mau não escolhe idade, sexo ou época. Pode acontecer com qualquer um. Lógico que devemos lembrar que existem padrões individuais, por isso não podemos generalizar quantas horas de sono uma pessoa deve ter por dia, pois algumas pessoas sentem-se muito bem com 4 ou 5 horas de sono enquanto outras precisam de pelo menos 7 horas para se sentirem descansadas.

Como saber se o sono está sendo suficiente
Falta de apetite, irritabilidade, resistência baixa, fadiga excessiva, ansiedade, falta de apetite, podem ser indicadores de que o seu sono não esta sendo suficiente ou que não tem apresentado a qualidade que deveria ter.

Como ajudar com hábitos mais saudáveis
Sabe-se que o sono é fundamental para uma boa saúde, pois o repouso adequado ajuda a manter o corpo e a mente mais ativos.

Receitas que vão te ajudar a dormir

• Leite quente desnatado (200ml) c/ mel de abelhas natural (02 colheres de chá) e 01 colher de chá de canela em pó.

• Leite de soja (200ml) batido com gelatina diet já pronta (50ml) e 01 gota de baunilha

• Chá de especiarias – 01 fava de baunilha, 200 ml de água quente filtrada, 01 canela em pau, ½ limão, 02 colheres de chá de mel (Junte tudo e deixe a água ferver depois coe)

Alimentação

Bebidas estimulantes como chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes a base de cola devem ser evitadas próximo ao horário de dormir, sendo o ideal não ingerir estes alimentos e bebidas pelo menos 4 horas antes do sono.

Estes alimentos são fonte de substâncias que estimulam o sistema nervoso central como a xantina e cafeína.

Outro cuidado importante é diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e/ou grande quantidade de alimentos, pois assim você facilitará a digestão, favorecerá o sono e evitará que as colorias destes alimentos sejam armazenadas na forma de gordura uma vez que a noite o metabolismo é mais lento.

Uma boa dica é fazer refeições leves em pequenas quantidades.
Um copo de leite quente pode ser de grande ajuda, uma vez que este alimento é rico em triptofano, que é percursor da serotonina, substância envolvida no processo do sono.

Outros fatores

O fumo também atrapalha o sono, pois a nicotina acaba atuando como estimulante do sistema nervoso.

Bebidas alcóolicas, ao contrário do que se acredita pode atrapalhar o sono, pois apesar de ajudar a relaxar e adormecer o sono que segue não é normal.

Exercícios físicos podem ajudar desde que não sejam feitos 6 horas antes do sono, pois neste caso acabam prejudicando.

O ideal é pratica-los o mais cedo possível. Hoje sabe-se que pessoas fisicamente mais ativas têm melhor sono por vários motivos, entre eles esta do fato de que a atividade física ajuda o sistema respiratório, além de aumentar a profundidade do sono.

Mas lembre-se: para que a atividade física traga este efeito, você deve realiza-lá rotineiramente e continuamente.